top of page

Por que ele começou hoje e já consegue e eu treino há algum tempo e não consigo?

Vamos lá:

Vários pontos devem ser avaliados, pois o processo de aprendizagem no esporte depende de uma série de fatores. Entre eles:

  1. Biotipo favorável

  2. Passado esportivo

  3. Fatores psicológicos

1. BIOTIPO FAVORÁVEL

Cada indivíduo traz características biológicas que o definem fisicamente desde o nascimento. Tratam-se dos biotipos, também chamados de somatótipos, que são herdados geneticamente.

Isso explica porque algumas pessoas comem demais e não engordam, assim como algumas ganham peso com mais facilidade, por exemplo. Conhecer o seu biotipo pode te ajudar a ter resultados mais satisfatórios no treino, já que cada um exige uma dieta e foco diferente.

É bom lembrar que não importa o seu biotipo corporal para escolher uma modalidade esportiva, nenhum deles é uma sentença. Para alguns será preciso um pouco mais de dedicação e esforço, mas não é impossível. Você conseguirá ótimos resultados com uma boa dieta e treinos eficientes.

Ectomorfo

Ectomorfo: Aquele que come tudo que vê pela frente e não engorda.

Tem um metabolismo ultra rápido e estrutura longelÍnea, com membros (braços e pernas) longos, cintura e quadril estreito.

Encontramos muito esse perfil no vôlei, basquete, modelos de passarela e no CrossFit temos como exemplo Fikowski no masculino e no feminino temos Annie Thorisdottir e Samantha Briggs.

Mesomorfo

Mesomorfo: é um meio termo, seu corpo lembra uma ampulheta.

É considerado privilegiado, pois tem facilidade para ganhar massa magra e não tem problema para emagrecer. Tem uma boa densidade óssea, grande força e com isso apresenta resultados rápidos em qualquer atividade física proposta.

Se você se enquadra no biotipo mesomorfo você tem sorte! Esse biotipo leva vantagem em várias modalidades.

Como exemplo nesse biotipo no CrossFit temos no masculino Rich Froning, Mat Fraser, Josh Bridges, Guilherme Malheiros, Coach Marquinhos e no feminino Katrin Davidsdottir, Tia Clair, Head Coach Carina, entre outros.

Endomorfo

Endomorfo: Aquele que olha para um doce e já engorda 5 kilos.

A grande maioria possui braços e pernas curtas, cintura e quadris arredondados.

Com metabolismo muito lento e muita facilidade para ganhar peso a maior dificuldade desse biotipo é perder peso. Precisa de muita motivação.

No CrossFit temos grandes atletas também, Noah Olsen, Kara Webb, Jason Khalipa.

Quer saber qual é o seu biotipo??

2 . PASSADO ESPORTIVO

Isto deve ser levado em consideração sim!

Quando você já praticou algumas modalidades esportivas no passado fica muito mais fácil para aprender movimentos novos. Você já terá uma consciência corporal, flexibilidade, coordenação, lateralidade e outras coisas que são importantes para a aprendizagem esportiva.

Infelizmente muitos pais não incentivam a prática esportiva aos seus filhos por vários fatores:

- MEDO, como exemplo posso citar, que por falta de conhecimento algumas pessoas acham que o trabalho com pesos atrapalha o crescimento, e já sabemos que isso não é verdade;

- dificuldade para levá-los até a academia ou ginásio devido à DISTÂNCIA;

- FALTA DE TEMPO;

- e principalmente, FALTA DE MOTIVAÇÃO.

Falta de motivação porque a Educação Física escolar no Brasil não anda bem. Embora tenha os ginásios cobertos, que o Estado proporciona, os professores mesmo com tantas ferramentas não estão conseguindo atrair os alunos por não ter um cronograma planejado para trabalhar a verdadeira Educação Física com as crianças, desestimulando-as.

As escolas não promovem competições internas e jogos interescolares, que são coisas que vão além, que estimulam o lado competitivo e de sociabilização, fazendo com que crianças e jovens aprendam a interagir, lidar com vitória e derrota, conhecer seus limites e capacidades, criando um hábito de pratica esportiva e relacionamentos, coisas muito importantes nessa fase e que será muito importante no futuro.

3. FATORES PSICOLÓGICOS (medos e traumas)

O medo faz parte do ser humano, ele existe para garantir a nossa sobrevivência. Mas falando em esporte, ele causa muitas limitações. Ele pode ser gerado por um acidente ou uma simples queda e também pelos pais, que por excesso de cuidado, podem colocar traumas nas crianças.

Muitos de nós quando tentaram virar cambalhota ou estrela na infância, ouvimos de alguém que estava próximo dizendo: “não faça isso....vai quebrar seu pescoço” .

Eu conheci uma aluna que porque uma pessoa da família morreu afogada, nenhuma criança da família podia entrar na piscina.

Todos os pais deveriam pensar que o maior investimento na saúde de seus filhos não é só pagar um bom convênio médico, mas também incentivá-los à prática esportiva.

Existem alguns casos mais difíceis, como por exemplo crianças com obesidade mórbida, o que não é difícil encontrarmos hoje em dia, e crianças com problemas cardíacos.

bulling

Minha dica: nestes dois casos, deve-se inicialmente contratar um bom personal trainer, para que seja feito um trabalho a fim de que a criança consiga participar de atividades em grupo na escola, academia ou clube o mais rápido possível, sem que sofram bulling ou sejam rejeitadas. Não deixe seu filho passar por isso!

Tudo isso provoca bloqueios e jamais deveria acontecer. O corpo humano foi feito para se movimentar e a atividade física deveria ser estimulada desde cedo. Voltamos ao tópico anterior..... falta de uma boa Educação Física escolar com a qual os pais ficariam mais tranqüilos, sabendo que seus filhos já dominam algumas habilidades que só a atividade física proporciona.

Uma coisa que já está comprovada é que filhos de pais que praticam atividade física periodicamente será um futuro praticante. Seja o exemplo.

Então, antes de ficar chateado(a) olhe para o seu biotipo e para o seu passado, veja quais são as suas limitações e batalhe para vencê-las. As vezes para vencermos alguns traumas é necessário ajuda de profissionais da área de psicologia ou psiquiatria.

Cada pessoa é única e ninguém é perfeito em tudo. Podemos perceber bem isso no CrossFit. Alguns atletas vão bem nos WODs ginásticos, enquanto outros se dão bem nos levantamentos de peso; outros não vão bem em WODs aquáticos e o vencedor só se define no final, o leardboard muda a cada WOD e o vencedor é aquele que tem menos limitações.

filme fronning

Assista na Netflix o documentário sobre o Rich Froning THE FITTEST MAN IN HISTORY e veja: o quanto ele foi estimulado no esporte pelos pais desde criança + um biótipo favorável + amor pela modalidade + muita dedicação e horas de treino = 4 X campeão do CrossFit Games!!

“UM CAMPEÃO NÃO NASCE DA NOITE PARA O DIA”

voltar para o blog


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page