Como está a sua ESTAMINA??

December 27, 2018

Nos treinos BARBELL iniciaremos o ano com uma fase onde o foco será ESTAMINA NOS SQUATS.

 

Mas ... o que é ESTAMINA?????

 

ESTAMINA é a capacidade física e/ou mental que leva alguém a conseguir fazer algo muito difícil e extenuante por um longo período de tempo. Uma mistura do que conhecemos com os nomes de Resistência, Força, Energia e Vigor.

 

O corpo humano tende a se acostumar com um estilo de vida sedentário ou inativo, mas isso é péssimo para sua saúde. Uma boa saúde é reflexo de quanta ESTAMINA seu corpo possui.

Baixos níveis de energia podem afetar sua performance física e/ou mental. Aumentar seus níveis de ESTAMINA é aumentar sua resistência e força (construir massa muscular).

 

Trata-se da energia produzida por uma atividade.

 

Se você começa a ofegar depois de subir alguns degraus, você deve saber que possui pouca ESTAMINA e que precisa trabalhar para melhorar isso.

 

A ESTAMINA do seu corpo pode ser definida por quanto tempo ele consegue trabalhar sem ficar cansado.

 

Então, quando estiver se exercitando, foque também em aumentar a ESTAMINA, principalmente se for esportista ou trabalhe com algo que precise de esforço físico

 

As atividades físicas não são benéficas se não durarem tempo suficiente para gerar ganho.

 

A definição de tempo neste caso varia de acordo com o tipo de esforço:

- minutos para exercícios anaeróbicos de alta intensidade;

- horas ou dias para os exercícios de baixa intensidade.

 

Seja qual for a modalidade esportiva que você pratique, tênis, futebol, corrida, natação, CrossFIt... todas exigem que se tenha ESTAMINA no ponto.

 

Atletas precisam de energia (ESTAMINA) para lidar com os obstáculos. Lidamos muito com isso no CrossFit, onde somos desafiados o tempo todo.

 

As dicas seguintes vão lhe ajudar a aumentar seus níveis de ESTAMINA e aproveitar um estilo de vida mais saudável:

 

Dica 1 - Se você ainda não treina – comece a treinar. Procure uma atividade que lhe agrade. Com alguns meses você já vai notar um aumento na ESTAMINA e vai se sentir bem.

Dica 2 - Se você já treina – Mude periodicamente as cargas, exercícios ou tempo do treino para que haja uma progressão, isso causará um aumento de resistência e força, que gera um aumento na ESTAMINA.

 

E aí??? Como está a sua ESTAMINA? Consegue subir um lance de escada sem ficar ofegante?

 

Veja essa foto abaixo:

 

 

 

 

Acredito que você conhece este personagem, é o Rock Balboa interpretado pelo ator Silvester Stalone. Tenho certeza que todos conhecem esta cena que emociona tanto quando assistimos esse filme. É tão marcante que turistas do mundo todo quando passam por este local querem fazer igual, filmam, postam e guardam de recordação. Essa cena representa exatamente o que estamos falando, ESTAMINA. Quem conhece a história sabe que no começo, em várias tentativas ele tinha dificuldade para chegar no topo da escadaria, mas nesta cena depois de passar por um período de treinamento extremo, ele consegue, e ficamos até emocionados com tamanha superação. Ele aumentou a sua ESTAMINA que como disse acima, é uma mistura de Resistência, Força, Energia e Vigor. Acho que agora ficou mais fácil de entender não é?

 

Neste treinamento extremo onde ele se prepara para lutas importantes, ele utiliza vários materiais e técnicas que utilizamos no CrossFit, como LPO (veja na cena a felicidade quando ele consegue finalizar um Split Jerk), Kettlebell, correntes, corda, marretar pneu etc...

 

Dá uma olhada neste vídeo:

 

 

 

Legal né! Mas lembre-se  sempre de consultar um EDUCADOR FÍSICO. Só ele está apto a montar uma planilha de treinamento adequada para você!

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square