Você sabe o que é e para que serve a avaliação física?

February 18, 2019

A avaliação física é uma ferramenta valiosa geralmente utilizada em programas de treinamento físico e alimentar, para identificar condições físicas como percentual de gordura, massa magra, ou força, possíveis limitações e fatores de risco como circunferência abdominal.

 

Sendo importante para verificar se estamos de acordo com a recomendações básicas para a saúde ou se os objetivos traçados nos programas foram alcançados, seja para indivíduos que estão iniciando ou para aqueles que já realizam regularmente o exercício físico.

 

Uma boa avaliação inicia com a escolha ideal do testes e protocolos que serão realizados, e pelo avaliador que irá realizá-la, devendo ser um profissional capacitado e treinado para tal função, para que os dados fornecidos mostrem a real condição do avaliado, o tempo de duração em média são de 30 minutos.

 

É recomendado realizar a avaliação sempre como o mesmo profissional para evitar erros na coleta de informações, podendo ser realizada a cada 3 meses, pois assim será possível avaliar e acompanhar a sua evolução. Erros na escolha dos testes, protocolos ou na ação do avaliador poderão trazer dados equivocados.

 

Culturalmente temos o habito não muito eficiente, de apenas nos basearmos no pelo peso apresentado na balança para dizer se estamos dentro ou não do peso corporal, porém esse método mensurado sozinho não pode ser parâmetro para nos definir. Podemos ter dois indivíduos pesando 80 kilos e um deles estar magro e o outro não, outro exemplo seria de pessoas que eliminam gordura corporal e aumentam a os músculos, não alterando o peso na balança, mas esses indivíduos diminuem medidas.

 

O que define nosso estado corporal ou se estamos dentro dos padrões recomendados são o quanto temos de gordura (percentual de gordura) e de músculo (massa magra), então necessitamos de outras medidas e testes além da balança.

 

Dentro das possibilidades que temos para coletar, mensurar e avaliar algumas das nossas condições físicas são:

 

- Medidas Antropométricas - dobras cutâneas, circunferências, peso e altura. Realizado por meio de coleta de dados com adipômetro, fita métrica, balança e estadiômetro. 

 

- Avaliações Neuromusculares - força, resistência, potência e flexibilidade. Realizado por meio de execuções de exercícios abdominais, flexões ou prancha isométrica.

 

- Testes Cardiorrespiratórios - vo2 e limiar de lactato. Realizado por meio de corridas curtas e longas em esteiras, bikes ou no campo.

 

Pensando nessa ferramenta e nos importantes dados que ela pode nos fornecer, quando bem mensura e explicada ao avaliado, concluímos que a mesma não pode apenas uma formalidade nas academias como muitas das vezes ela é colocada, então a BigBox preparou um protocolo especial para você realizar sua avaliação física, assim poderá conhecer um pouco mais das suas condições físicas e traçar novas metas!

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square