top of page

Que tal uma trilha? Pedra Grande Atibaia

Tá afim??

Neste sábado de carnaval (10/2) faremos uma caminhada até o topo da Pedra Grande. Nosso ponto de encontro será na frente do box de Atibaia às 8:30.

Retorno previsto para às 14h.

Pedra Grande Atibaia

SOBRE A PEDRA GRANDE

O maciço da Pedra Grande, também conhecido como Pedra Grande de Atibaia, é uma montanha de 1.418 m de altitude, localizada na Serra do Itapetinga.

Contando com uma superfície aproximada de 200 mil m², é, certamente, o maior responsável pela atração de turistas à região, não somente por oferecer um espaço aberto aos praticantes de esportes ao ar livre, mas também pela sua beleza cênica, objeto de momentos de simples contemplação.

COMO CHEGAR AO TOPO

Existem dois acessos principais que levam ao cume da Pedra Grande, um para carros e outros através de trilhas:

Acesso para carros: No Km 65 da Rodovia D. Pedro I - SP-065 , no retorno que também serve de entrada para Piracaia e Joanópolis, entre no sentido contrário a Piracaia, seguindo sinalização indicativa para Pedra Grande, entre em uma rua de terra. A partir desse ponto siga em frente por um pequena estrada de terra, devem existir placas indicativas, caso não tenha deve-se ficar atento a última bifurcação e pegar a direita. O trajeto possui aproximadamente dez quilômetros e termina no platô que serve de rampa natural de asa delta, já quase no cume da Pedra Grande.

Acesso via trilhas: Existem três trilhas principais catalogadas, que levam ao cume da Pedra Grande e que podem se feitas de dia ou a noite. Todas partem a partir de um mesmo ponto, situado no final do Condomínio Arco-Íris, bairro que fica em frente a pista de Pouso de Asa Delta. As três trilhas são: Minha Deusa (aprox. 2,4 km), Mangueira (aprox. 2,6 km) e Monges (aprox. 3 km), que seguem caminhos: à esquerda, centro e direita a partir de seu início comum.

RECOMENDAÇÕES

O ideal para subidas pelas trilhas é sair cedo e sempre levar água para evitar desidratação, protetor solar, repelente de carrapatos, boné ou chapéu, óculos escuros, lanche de trilha ou fruta. Leve também um saco de lixo para recolher o lixo gerado por você e máquina fotográfica. É comum avistar lagartos no caminho. Prefira subir em grupos.

No alto da Pedra Grande o vento costuma ser frio, esta sensação de frescor faz seus frequentadores esquecerem de continuar utilizando protetor solar, provocando queimaduras depois de uma longa exposição ao sol.

OBS: quem sabe não rola um WOD lá em cima rsrs..

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page