top of page

LPO, o que é isso???

Esta sigla significa LEVANTAMENTO de PESO OLÍMPICO como é conhecido aqui no Brasil, mas, mundialmente é conhecido como WEIGHTLIFTING, modalidade que até alguns anos atrás era desconhecida.

Pouquíssimos atletas praticavam e víamos competições apenas nos Jogos Olímpicos. O LPO tornou-se popular com o aparecimento do CrossFit e hoje podemos ver nas redes sociais muitos apaixonados pela modalidade.

O Levantamento de Peso Olímpico pode e deve ser usado em todos os esportes como ferramenta para adquirir força e potência. Podemos ver similaridades entre os movimentos do LPO e gestos esportivos de diversas modalidades . Mesmo que você não pratique nenhum esporte, a prática de LPO te ajudará nas atividades diárias, tornando-as mais fáceis.

Porém, com a massificação surge uma preocupação: o LPO é uma atividade complexa e cheia de detalhes importantes para que seja aplicado com segurança, portanto, deve-se tomar cuidado ao iniciar. Por ser uma modalidade que ainda não é ensinada nas faculdades de Educação Física (pelo menos na maioria), ainda vemos pouca didática e metodologia de ensino nos treinadores, pois é necessário cursos extracurriculares caros e também horas de estudo para aprender toda a técnica que a modalidade exige para que o trabalho seja eficiente e sem risco de lesões.

Dica muito importante: não tenha pressa em usar cargas elevadas, isso só deverá acontecer depois de ter conhecimento da técnica correta. Tudo começa com o PVC e somente o seu COACH saberá a hora de aumentar a intensidade (carga).

O Levantamento de Peso Olímpico consiste em dois movimentos:

O arranco (SNATCH) - é a primeira prova em uma competição de LPO e consiste em levantar a barra em um único movimento desde o tablado até a completa extensão dos braços acima da cabeça.

O arremesso (CLEAN E JERK) - consiste em levantar a barra em dois tempos: do tablado até o peito (clean) e do peito até a extensão dos braços acima da cabeça (jerk).Quando a barra estiver controlada acima da cabeça o atleta recupera o posicionamento paralelo das pernas assim finalizando o arremesso.

Os vídeos estão em câmera lenta e você poderá ver todas as fases que os coaches da BigBox ensinam nos treinos técnicos.

Em ambos os movimentos, o atleta deverá aprender um posicionamento biomecânico favorável para que ele consiga levantar a maior quantidade de peso possível com o menor gasto de energia possível.

Para conseguir aumentar os seus PRs (Recordes Pessoais) fique de olho na técnica. Filme o movimento e analise com o seu COACH. Siga as orientações APENAS do seu treinador, pois ele é o único que conseguirá te corrigir no momento certo. Lembre-se: por melhor que o movimento esteja, sempre terá o que melhorar 😉.

voltar para o blog

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page