top of page

Acessórios para CrossFit (para quem já treina há algum tempo)

OBS: Imagens tiradas da internet somente para ilustrar. Você encontrará outras marcas e modelos em lojas especializadas. Antes de comprar informe-se com o seu coach.

Aqui na BigBox, o treinamento é dividido em três fases:

Iniciação: PLANO FITNESS E FITNESS+: os dois ou três primeiros meses, onde você está aprendendo os movimentos e ainda não usa carga elevada, pois utilizamos apenas as barras.

Intermediário: PLANO WELLNESS: onde você já está dominando alguns movimentos mais complexos e começando a aumentar as cargas no powerlifiting e no LPO. Já consegue fazer alguns treinos na categoria RX.

Avançado: PLANO PERFORMANCE: você já domina quase todos os movimentos e faz quase todos os treinos na categoria RX.

As recomendações a seguir são para quem treina com frequência, utilza carga moderada nos levantamentos de peso e executa os movimentos ginásticos básicos.

INTERMEDIÁRIO (WELLNESS)

TÊNIS ESPECÍFICO PARA A MODALIDADE

Se você já está na fase intermediária já passou da hora de comprar!!!!!

Cada modalidade esportiva tem um tênis apropriado, no CrossFit não poderia ser diferente. Tente jogar futebol no asfalto usando chuteira, com certeza não dará muito certo.

Não use tênis de corrida para treinar CrossFit , especialmente para fazer Powerlifting ou LPO nos quais este formato de tênis lhe causará desequilíbrios.

O tênis específico para CrossFit possui um solado mais largo na frente pra dar mais estabilidade nos movimentos do LPO e Powerlifting, uma parte interna mais larga e reforçada, solado mais duro e com garras na parte interna para proteger o seu tênis e dar mais aderência no ROPE CLIMB.

Comparando o preço com os tênis para corrida ele é bem mais barato pode ter certeza.

Faz toda a diferença nos treinos SIIIIIIIIIIM.

JOELHEIRA

Se você passou a fase de iniciação e ainda não comprou agora é a hora.

Nesta fase ela terá mais uma utilidade, você já estárá trabalhando com cargas mais altas nos SQUATS e ela colocada nos joelhos dará bastante estabilidade nesta articulação.

Mas atenção: não é necessário usar quando a carga estiver leve.

Deverá ser usada também no PISTOL, LUNGES e WALKING LUNGES.

MUNHEQUEIRA

Nesta fase você já estará usando cargas mais altas e é bom prevenir e evitar lesões.

Os movimentos onde você deverá usá-la para dar mais estabilidade no punho são:

CLEAN, THRUSTER, HSPU, OHS, no FRONT SQUAT pois você terá que ficar na Hack Position bastante tempo.

Deverá usa-la também no DEADLIFT, onde a pegada tem que ser muito forte para tirar o peso do chão.

Nos treinos de 1RM destes movimentos o uso é fundamental para sua segurança.

OBS1: Não aconselhamos o uso de munhequeira na fase de iniciação. Nesta fase você ainda não usa carga alta e provavelmente você precisará melhorar a mobilidade do punho para fazer uma hack position eficiente e correta. Usando a munhequeira você limitará o movimento.

OBS2: Não aconselhamos o uso de munhequeira no aquecimento, fase do treino onde você ainda está se preparando para os movimentos. Em alguns aquecimentos trabalhamos mobilidade de punho e com a munhequeira você estará limitando o processo.

GRIP

Os grips são indicados em alguns treinos onde tem PULL UP, KIPPING, CHEST TO BAR, MUSCLE BAR, TOES TO BAR, KNEE TO ELBOW, é bem útil também no DEADLIFT.

Ele pode até evitar que sua mão fique aberta (machucada), mas calos uma hora ou outra você vai ter e nesta fase você com certeza já aprendeu a lidar com isso.

OBS: alguns atletas não se adaptam, aconselho experimentar antes de comprar.

CINTURÃO

OBJETIVOS DO CINTURÃO

O cinturão tem dois propósitos básicos:

1) Reduzir o stress sobre a coluna lombar enquanto o indivíduo retoma a posição vertical vindo de qualquer movimento em que tenha havido uma flexão do quadril

2) Com a parte de trás mais larga e contendo uma trava evita a hiperextensão da coluna lombar nos levantamentos acima da cabeça.

O cinturão evita a hiperextensão lombar por formar uma parede rígida em torno da sessão média corporal, como se conectasse a caixa torácica ao quadril. Isto não limita apenas os movimentos posteriores da coluna, mas também os movimentos laterais e rotacionais.

A sensação física do cinturão contra a pele, favorece ainda ao seu usuário uma maior consciência corporal do posicionamento da coluna, durante os exercícios.

Existe dois tipos: fecho com fivela e fecho com velcro.

Opte pelo de velcro por ser mais rápido na hora de afrouxar ou tirar durante os wods que combinam movimentos de Powerlifting ou LPO, com movimentos ginásticos por exemplo.

CUIDADOS COM O USO DO CINTURÃO

O cinturão durante a execução dos exercícios deve estar o mais justo possível, para que o usuário possa colher os benefícios deste e logo que acabar o exercício o mesmo deverá ser imediatamente afrouxado.

Pesquisas mostram que o uso do cinturão apertado durante os exercícios eleva ainda mais a pressão arterial, especialmente se for usada a manobra de valsalva e tenderá a permanecer elevada, caso não se afrouxe o cinturão ao final da série.

É completamente injustificável a utilização do cinturão em exercícios onde a musculatura de sustentação lombar não seja realmente solicitada.

Deverá ser usado em SQUATS, DEADLIFTS e desenvolvimentos acima da cabeça, PRESS, JERK e SPLIT JERK mas atenção: somente com cargas muito elevadas em séries de 6 repetições para baixo. Para qualquer outro exercício ou intensidade de carga abaixo de 90% 1RM é pura perda de tempo. Ainda por cima teremos um agravante. O uso contínuo do cinturão leva a uma perda de força isométrica dos músculos do abdômen (especialmente o Transverso do Abdômen) e dos Eretores Espinhais.

RESUMO: caso você não esteja em plena fase de força, esqueça o cinturão em casa. O importante é que preste atenção em sua postura durante a execução dos exercícios mantendo a musculatura de sustentação contraída e permitir que essa também se fortaleça à medida que suas cargas aumentem.

voltar para o blog

No post anterior falei sobre os acessórios recomendados para quem está iniciando na modalidade. Se você não viu, clique aqui.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page