Mobilidade pra quê?

March 19, 2018

 

Menos Mobilidade = Menos Performance = Mais Lesões

 

 

 

Nos nossos treinos trabalhamos várias capacidades físicas necessárias na nossa modalidade, mas duas delas, a FORÇA e a MOBILIDADE, devem andar juntas nos treinos para que você não corra risco de lesão. Por isso a periodização dos treinos deve ser muito bem pensada e equilibrada neste  sentido.

 

Uma boa mobilidade não se consegue rapidamente, são necessários muitos treinos específicos. É necessário muita disciplina e força de vontade para progredir, incluindo treinos extra box.  Simmmmm EXTRA BOX!!!!

 

Todo o nosso corpo possui um limite natural de movimento, que serve como um mecanismo contra lesões nas nossas articulações. A prática esportiva inadequada e sem orientação, longos períodos na posição sentado no trabalho ou em casa, somado a atividades diárias inapropriadas, podem levar a uma diminuição ainda maior nessa amplitude de movimento.

 

Podemos melhorar trabalhando com exercícios específicos para cada articulação aumentando a amplitude do movimento e os limites dos músculos, fáscias, tecidos moles, cápsula articular e tendões.

 

Esse trabalho é muito importante e necessário para os treinos nos quais executamos movimentos de ginástica e de levantamento de peso olímpico. Nestes dois casos, o atleta ativa os músculos para suportar altas cargas, sendo necessário FORÇA e em posições de muita amplitude, onde é necessário MOBILIDADE.

 

Com mais mobilidade:

- aumentamos a eficiência na execução dos movimentos;

- aumentamos a potência- Sem a execução perfeita você não consegue potência;

- diminuímos o gasto de energia-Quanto mais energia gasta em cada movimento menos energia sobrará para terminar o Wod;

- melhoramos a estabilização- Imagine um overhead squat sem mobilidade de ombro e tornozelo. Você que já fez sabe o quanto é difícil estabilizar se não conseguir manter o calcanhar no chão e a barra acima da cabeça com os cotovelos estendidos;

- prevenimos lesões. Dá uma olhada nesse vídeo: 

 

Dica importante:

A cada 1h de treino pratique 15 minutos de exercícios de mobilidade.  

 

Para ter sucesso na modalidade, mantenha suas articulações saudáveis.

 

Informe-se com nossos treinadores sobre os treinos específicos de mobilidade.

 

VOCÊ SEMPRE PODE +!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo