Porque treinar com KETLLEBELL?

June 15, 2018

 

O que faz o treinamento com kettlebell tão especial?

 

De forma bem simples: o seu formato!

Seu centro de massa é estendido além da pegada, o que o faz diferente das barras, dumbells e principalmente das máquinas da musculação.

Esse novo centro se alterará ainda mais ao movimentar o ketllebell nas mais diversas posições, criando ainda mais desafios ao praticante.

 

Quais são as vantagens de treinar com ketlltebell?

 

- Alto gasto calórico

- Aumenta a capacidade de resistência de força

- Melhora a estabilidade articular

- Baixo risco de lesões

- Aumento na velocidade e no tempo de reação

- Melhora na coordenação, postura e diminuição no risco de lesões causadas por desequilíbrios musculares

- Melhora na flexibilidade e amplitude articular 

- Trabalha tanto a capacidades aeróbica quanto a anaeróbica

- Aumenta o metabolismo, queimando mais calorias no pós treino

- Melhora a coordenação e a força funcional.

- Aumenta a estabilização do tronco (essencial, pois faz com que a coluna vertebral funcione como uma base sólida para que os movimentos sejam gerados pelos membros inferiores e

superiores. Se a coordenação entre os músculos e a coluna não ocorrer adequadamente, aumenta-se em muito as chances de lesões)

 

O treinamento com kettlebell é sempre igual?

 

Não! Existem duas modalidades, ou vertentes técnicas, para a execução de exercícios com kettlebell:

 

O Hard Style e o Girevoy Sport .  

 

A técnica Girevoy, tem por finalidade o esporte do kettlebell. O objetivo da técnica é permitir ao atleta executar um movimento pelo maior intervalo de tempo possível, então é claro que esta técnica visa “poupar” o praticante, pelo menos, no tocante à energia despendida. Disto decorre que a técnica empregada no Girevoy é mais “relaxada”, por assim dizer, e o atleta executa artifícios técnicos visando aumentar o tempo de vôo e a trajetória do kettlebell de maneira a dissipar mais a energia cinética no processo.

 

Contrariamente, o Hard Style se baseia no conceito de bracing, ou, como traduzido para o português, de “super-rigidez”. Bracing refere-se à ação dos músculos do core para realizar a estabilização do tronco durante a execução dos exercícios. No hard Style não se utiliza de recursos físicos para dissipar a energia cinética da bola, ao contrário, a técnica objetiva a máxima dissipação de energia nos músculos e na fáscia tóraco-lombar, sendo esta característica a responsável pelas adaptações anatômicas e fisiológicas únicas do kettlebell.

 

As diferenças não param aí. O Hard Style é praticado descalço, sem cinto, sem munhequeiras, ao passo que no Girevoy utiliza-se de calçados especiais, cinto de segurança e munhequeira, acessórios que são de fato necessários, dado o longo tempo de execução. Isto sem falar que o implemento em si é diferente. Enquanto no hard style utiliza-se de kettlebells de ferro fundido (IRON CAST), no Girevoy o kettlebell (PRÓ GRADE ) é oco e possui a mesma geometria, independente do peso, o que varia é a espessura da parede da bola 👇👇👇

 

 

O Hard Style visa desenvolver potência, força ou resistência anaeróbia lática além de outras valências tais como coordenação, timming e força de pegada.

 

Resumindo, o Hard Style é voltado ao condicionamento físico, ao desenvolvimento atlético e também pode ser utilizado em um contexto de reabilitação neuromuscular como ferramenta terapêutica nas disfunções da escápula e do quadril (lombalgias).

 

Atletas das artes marciais, do golfe, tênis, basquete, vôlei, enfim, qualquer modalidade esportiva que requeira a ação dos músculos do core para transferir potência dos membros inferiores para os superiores com alta demanda se beneficiam da modalidade Hard Style.

 

Quais são os principais movimentos realizados com o kettlebell?

 

- swing

- goblet squat

- snatch

- military press

- clean

- turkish get up (TGU)

 

Nas competições são utilizados 3 movimentos:

 

1 - Long Cycle (clean e jerk) (vídeo)

2 - Jerk

3 - Snatch 

 

 

Aqui na BigBox os treinos exclusivos com kettlebell fazem parte do programa WELNESS, dá uma olhada no nosso site 😉

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square