top of page

Competir, BOM ou RUIM?


kvra

COMPETIR

Bom ou Ruim ?

Necessário ou desnecessário?

Vamos deixar claro que existem vários motivos para você começar a treinar. Entre eles, melhorar o seu condicionamento físico, melhorar a sua qualidade de vida, conhecer pessoas, fazer parte de algo que você acha agradável e te faz bem, querer se tornar um atleta da modalidade e competir.

Lembre-se sempre: Você não é menos se não competir. Conheço muitas pessoas muito boas naquilo que fazem e nunca entraram em uma arena ou quadra para competir.

O LADO BOM de participar de competições:

Competir serve para:

MOTIVAR

A competição te incentiva a cumprir treinos preparatórios, fazendo você treinar mais e sair da zona de conforto dos treinos diários.

DESAFIAR

Com os WODs das provas você vai ter que treinar duro, e será um verdadeiro desafio ter uma meta pré estipulada a alcançar e tentar melhorá-la em cada treino.

EXPLORAR

As competições te levam a lugares diferentes para fazer os Wods, usar materiais diferentes e a ter pessoas diferentes ao seu lado para você se comparar.

CRESCER

Se você quer competir com outra pessoa, você deve crescer. E para crescer, precisamos pensar fora da caixa e também precisamos de algo que nos desafie a sair da mesmice.

EVOLUIR

Para evoluirmos precisamos de algo, ou alguém, que passe na nossa frente para que a gente perceba que há lugares avançados até então inexplorados. Se alguém não passar na nossa frente, nós não vamos ter um ponto de comparação ou perspectiva para enxergar que há uma “frente” para ser ultrapassada. Quando a competição existe, todos que estão competindo precisarão evoluir, e isso é ótimo.

APRENDER

Numa competição sempre alguém tem que ganhar, e obviamente alguém tem que perder, mas se encararmos da maneira correta, enxergaremos como um aprendizado e como algo totalmente positivo. Quem aprende com a derrota e aceita a perda como uma experiência positiva, provavelmente vai ser o próximo a vencer. Não encarando a concorrência , você não está apenas tirando a chance de outra pessoa ganhar, mas você também tira a sua chance de aprender.

O LADO RUIM da competição

O problema com a competição começa a surgir quando vemos o rival como a razão pela qual não podemos ter o que queremos, em vez de enxergá-lo como quem nos mostra o que queremos e nos desafia a alcançar o que sonhamos.

Enxergar a competição dessa forma é extremamente prejudicial, então, a melhor solução é mudar sua perspectiva.

Outro problema comum se refere ao EGO do praticante. Raras as exceções, o competidor passa a pensar que por praticar com maior intensidade ele se torna apto ou com maior conhecimento que o próprio COACH (o qual estuda e é preparado para programar e aplicar o treinamento adequado para cada atleta), causando com isso constrangimentos e mal-estar atrasando o desenvolvimento do próprio atleta. Por isso nos boxes de CrossFit costumamos ler a seguinte frase: ¨DEIXE SEU EGO DO LADO DE FORA¨, o que raramente acontece.

Lembre-se: somente o seu COACH sabe o nível em que você se encontra: seus PRs, suas limitações e as estratégias adequadas para o seu desenvolvimento. ESCUTE-O E RESPEITE-O. Ninguém mais do que ele quer o seu desenvolvimento.

Só assim você se tornará um grande atleta.

Enxergar a competição dessa forma é extremamente prejudicial, então, a melhor solução é mudar sua perspectiva e sua postura.

E isso não é só numa competição esportiva, leve isso pra sua vida pessoal e profissional também.

E depois de ler tudo isso:

MAIS COMPETIÇÃO POR FAVOR!

voltar para o blog

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page